[DOWNLOAD] "Os Quatro Nucleos/Eixos de Producao Da Poetica de Caio Fernando Abreu (Salman Rushdie and V. S. Naipaul.)" by Acta Scientiarum. Language and Culture (UEM) * Book PDF Kindle ePub Free
eBook details
- Title: Os Quatro Nucleos/Eixos de Producao Da Poetica de Caio Fernando Abreu (Salman Rushdie and V. S. Naipaul.)
- Author : Acta Scientiarum. Language and Culture (UEM)
- Release Date : January 01, 2008
- Genre: Language Arts & Disciplines,Books,Professional & Technical,Education,
- Pages : * pages
- Size : 116 KB
Description
A obra de Caio Fernando Abreu (1948-1996), CFA daqui em diante, e marcada pelo dialogo com diversos acontecimentos politicos, sociais e culturais caracteristicos da segunda metade do seculo XX no Brasil, tais como: a ditadura militar brasileira, o crescimento desordenado das cidades, a contracultura e o psicodelismo hippies, a musica popular/pop brasileira e estrangeira, o cinema, a literatura fantastica latino-americana, o misticismo, a disseminacao do esoterismo, a afirmacao das religioes afro-brasileiras etc. Pode-se, portanto, reconhecer, em seus contos e romances, temas recorrentes, tais como: a repressao as vontades do sujeito com a consequente criacao de uma cisao psicologica no individuo e, por vezes, ate o seu aniquilamento fisico; a vida solitaria e anonima nas grandes cidades; o hedonismo; a decadencia do corpo ligada, frequentemente, a busca de sensacoes extremas associadas ao sexo, as drogas, a loucura etc. Relacionados a estes temas e circunscritos a dinamica dos desejos e projetos de vida das personagens de CFA, estao os movimentos da perda, da busca, da espera e do encontro das personagens com os seus objetos de desejo e projetos de vida. Como bem observado por Tania Pellegrini, na obra de CFA, Instaura-se uma especie de rotina tematica expressa em procedimentos estilisticos que, apesar de tudo, no caso especifico de C.F. Abreu, guardam um comprometimento com um projeto literario, talvez tributario da linha intimista e quase dilacerada de Clarice Lispector. A reiteracao tematica, assim, procura poetizar a crueza do presente, de que faz parte e o escatologico, submetendo-a a uma especie de alquimia, onde o trabalho paciente com a forma parece ser a pedra filosofal (Pellegrini, 1999, p. 76).